Pensão Alimentícia

PENSÃO ALIMENTÍCIA AOS FILHOS

Em caso de divórcio cabe a um dos conjugues, independente do sexo, auxiliar a outra parte com o custeio com os gastos de alimentação, vestuário, gastos com educação, saúde e moradia do (s) filho(s). A pensão é devida até os 18 anos ou 24 anos em caso se comprove a necessidade.

Há que se destacar que mulheres gravidas podem também pleitear os chamados alimentos gravídicos, com a finalidade de custear as despesas até o nascimento, não é necessário para o pedido provar casamento, união estável, apenas fortes indícios da paternidade,

PENSÃO ALIMENTÍCIA AO CÔNJUGE

A pensão alimentícia pode ser também requerida pela ex-esposa ou ex-marido mais para isto ocorrer deverá ficar demonstrada a necessidade da parte, exemplo comum quando apenas um dos cônjuges trabalha fora, com remuneração, e o outro apenas cuida da casa e dos filhos, não obtendo renda nenhuma.

A depender da situação, o Judiciário poderá determinar um período de recebimento de pensão até que a outra parte consiga se restabelecer profissionalmente.

Valor da Pensão Alimentícia

Para determinar o valor da pensão alimentícia o Juiz leva em consideração dois pontos essenciais: necessidade de quem pleiteia e possibilidade de quem paga.

Não existe lei que determine valor ou percentual., mas usualmente o judiciário tem aplicado o percentual de até 30% sobre o salário.

Quando o valor da pensão é determinado sobre o salário da pessoa, são incluídos para cálculo o 13º salário e as férias entre outras verbas.

A parte que tiver dúvida sobre a real situação financeira do devedor pode solicitar ao Juiz a quebra de sigilo fiscal e sigilo bancário para apurar eventual desvio ou juntar documentos que comprovem a propriedade de bens imóveis e móveis, fotos de viagens, faturas de cartão de crédito entre outros.

Há Mais de uma Década de Experiência Jurídica!

Veja o que Dizem
os Clientes

Equipe sensacional, sempre disponível, acolhedores e 100% competentes e conhecedores das leis. Gratidão por cuidarem tão bem dos meus interesses.

Fui sempre bem atendido pela equipe do escritório, ótimas sugestões, estratégias bem elaboradas, e como consequência, obtive sucesso em minhas demandas. Eu o indicaria a qualquer pessoa que queira um escritório sério com uma equipe competente e que lhe passe suas reais possibilidades de sucesso.

Atendimento de excelência, competência e conduta profissional ilibada. Recomendo, sem qualquer objeção, os serviços oferecidos pelo escritório Mendes &Paim

O suporte dado pelos profissionais que estavam envolvidos no meu caso, foi excepcional! Evitaram gastos, o que é determinante para micro e pequenas empresas. Obrigada!

O Escritório Mendes & Paim Advogados possui profissionais sérios e competentes. Atendeu as minhas necessidades e expectativas, e obtive resultado positivo. Recomendei para parentes, que também ficaram satisfeitos com o atendimento prestado. Recomendo o Escritório Mendes & Paim Advogados.

Os Advogados do escritório Mendes & Paim, são excelentes profissionais. Muito atenciosos em todas as questões pertinentes ao trabalho, além da simpatia de toda a equipe. Grande satisfação em trabalhar com estes profissionais. Super recomendo!

Entre em Contato

Você quer pedir Pensão Alimentícia ou saber mais sobre assunto entre CONTATO AGORA e fale com os nossos ESPECIALISTAS!

Política de Uso de Cookies

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação.