Guarda Dos Filhos

Após o divórcio, a guarda dos filhos é um assunto que merece total atenção, uma vez que a “separação” dos pais não deve afetar o vínculo e direitos dos filhos.

Com divórcio a guarda pode ficar com ambos os pais, dá-se a guarda compartilhada, ou apenas a um dos genitores, chamada de guarda unilateral.

Como regra geral, a lei diz que a guarda compete a ambos os genitores, logo temos que a lei prioriza a guarda compartilhada. Contudo, caso não haja um consenso (harmonia) entre pais caberá ao(a) Juiz (a) decidir o que atende melhor os interesses da criança.

GUARDA COMPARTILHADA

Nesta modalidade mãe e pai têm as mesmas responsabilidades (em tempo integral) e direitos e deveres em relação ao filho ou adolescente em termos financeiros, afetivo, educação e etc., na guarda compartilhada a ideia é que pais possam participar continuamente da rotina da criança.

Embora a guarda seja compartilhada é importante fixar um determinado local de residência da criança, para que ela tenha um ponto de referência, mas deixamos claro que isto não impede que a outra parte tenha seu direito de participar nas atividades rotineiras da criança de forma flexível.

Uma dúvida muito corriqueira de nossos clientes é devo pagar pensão alimentícia na guarda compartilhada?

A guarda compartilhada NÃO afeta a necessidade de pagamento de pensão alimentícia, uma vez que as necessidades da criança não deixarão de existir., o que poderá ocorrer a depender da situação financeira do país é um ajuste quanto ao pagamento, um plano diferenciado.

Temos ainda que levar em conta que nem sempre mãe e pai têm salários iguais, sendo que para fixação necessário analisar possibilidade e necessidade. Se um ganha mais que outro pela proporcionalidade poderá ter que arcar com maior valor ainda que a guarda seja compartilhada.

GUARDA UNILATERAL

Na impossibilidade de haver consenso quanto a guarda compartilhada, a criança pode ficar somente com a mãe ou somente com o pai, neste caso dá-se nome de guarda unilateral.

Via de regra nestes casos o (a) Juiz (a) que decide quem tem melhores condições de ficar com a guarda da criança, onde caberá a esta pessoa a responsabilidade por administrar a vida do menor seja na escolha da escola, viagens, condução das tarefas do dia a dia, sem a necessidade de compartilhar com a outra parte. Por seu turno a outra parte é garantido pelo(a) Juiz(a) um regime de visitas para que a criança não perca o vínculo com o genitor que ficou sem a guarda.

ALIENAÇÃO PARENTAL - CUIDADO

Trata-se de ato praticado com a clara intenção de interferir na formação psicológica da criança ou adolescente com a finalidade de criar uma imagem negativa do(a) outro(a) genitor(a), tal ação pode ser praticada por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância. São Exemplos de prática de alienação:

  • Dificultar o contato da criança com a outra parte;
  • Omitir informações pessoais importantes sobre a criança, exemplo: endereço e informações escolares e médicas;
  • Apresentar denúncia falsa contra a outra parte ou seus familiares com a finalidade de prejudicar a convivência;
  • Contar histórias que desqualificação a outra parte.

Há Mais de uma Década de Experiência Jurídica!

Veja o que Dizem
os Clientes

Equipe sensacional, sempre disponível, acolhedores e 100% competentes e conhecedores das leis. Gratidão por cuidarem tão bem dos meus interesses.

Fui sempre bem atendido pela equipe do escritório, ótimas sugestões, estratégias bem elaboradas, e como consequência, obtive sucesso em minhas demandas. Eu o indicaria a qualquer pessoa que queira um escritório sério com uma equipe competente e que lhe passe suas reais possibilidades de sucesso.

Atendimento de excelência, competência e conduta profissional ilibada. Recomendo, sem qualquer objeção, os serviços oferecidos pelo escritório Mendes &Paim

O suporte dado pelos profissionais que estavam envolvidos no meu caso, foi excepcional! Evitaram gastos, o que é determinante para micro e pequenas empresas. Obrigada!

O Escritório Mendes & Paim Advogados possui profissionais sérios e competentes. Atendeu as minhas necessidades e expectativas, e obtive resultado positivo. Recomendei para parentes, que também ficaram satisfeitos com o atendimento prestado. Recomendo o Escritório Mendes & Paim Advogados.

Os Advogados do escritório Mendes & Paim, são excelentes profissionais. Muito atenciosos em todas as questões pertinentes ao trabalho, além da simpatia de toda a equipe. Grande satisfação em trabalhar com estes profissionais. Super recomendo!

Entre em Contato

Você quer pedir Guarda da Criança ou saber mais sobre assunto entre CONTATO AGORA e fale com os nossos ESPECIALISTAS!

Política de Uso de Cookies

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação.